segunda-feira, 5 de julho de 2010

Proclamação da República - 15 de novembro

   Depois da Proclamação da Independência, em 1822, o Brasil foi, durante muito tempo, uma Monarquia, isto é, foi governado por um imperador.Na Monarquia, o governo passa de pai para filho, ou seja, o governante não é escolhido pelo povo.
   O governo de Dom Pedro I foi marcado por muitas insastifações da população, de políticos e militares. Em 1831, Dom Pedro I renunciou ao trono e deixou seu filho Dom Pedro de Alcântara, de apenas cinco anos , como seu sucessor . Até que o herdeiro tivesse idade para assumir o trono , o país foi governado temporariamente por regentes .O governo dos regentes terminou em 1840, quando Dom Pedro de Alcântara foi coroado imperador do Brasil com o título de Dom Pedro II.
  O governo de Dom Pedro II foi marcado pela  modernização do país , apesar de passar por vários problemas . No final de 1880 , vários grupos da sociedade estavam insatisfeitos com a Monarquia .
   Na época ,muitos brasileiros queriam que o Brasil se tornasse uma República , isto é , que fosse governado por um presidente eleito pelas pessoas que moravam aqui. 
   No dia 15 de Novembro de 1889 , o Marechal Manuel Deodoro da Fonseca proclamou a república  e se tornou o primeiro presidente do Brasil.
   Atualmente o presidente da República brasileira é eleito pelo povo ,de quatro em quatro anos. 

Fonte: Livro Agora Eu Sei!!  

0 comentários: