sábado, 21 de agosto de 2010

Os 5 sentidos.

                                      Lendo sem visão


    "O francês Louis Braille perdeu a visão aos três anos.Quatro anos depois,ele ingressou no Instituto de Cegos de Paris.Em 1827, então com dezoito anos, tornou-se professor deste instituto.Ao ouvir falar de um sistema de pontos e buracos inventado por um oficial para ler mensagens durante a noite, em lugares onde seria perigoso acender a luz,Braille fez algumas adaptações no sistema de pontos em relevo.
   Em 1829, publicou o seu método.O sistema Braille é um alfabeto[...] cujos caracteres se indicam por pontos em relevo, que o cego distingue por meio do tato.[...]"            
                            
                            O Tato,a gustação e a olfação
     


     O Tato:


      O tato é o sentido da sensibilidade.Por meio do tato, o ser humano percebe a textura das coisas.É também pelo tato que sentimos a dor, o frio, e o calor.
     A pele, órgão do tato, é o maior órgão do corpo humano.
     Nem todas as partes do corpo têm a mesma sensibilidade.A pele dos dedos, por exemplo, é mais sensível do que a pele das pernas.
    
    A Gustação:
     Com o sentido da gustação é possível sentir o sabor (gosto) dos alimentos.Sentimos sabores doces, salgados, amargos e azedos e também as misturas entre eles.
    A língua é o órgão responsável pela gustação.
    A superfície da língua é recoberta por pequenas estruturas que reconhecem os sabores---são as papilas gustativas


   A olfação:
    Por meio da olfação, reconhecemos os odores(cheiros). O nariz é o órgão da olfação.
   O ar entra pelo nariz; junto com o ar entram substâncias gasosas, chamadas odores.
   Nas cavidades nasais existem pêlos e muco, uma substância pegajosa.O muco e os pêlos do nariz funcionam como um filtro, dificultando a entrada de poeira e microorganismos do ar no corpo.


                         Os sentidos funcionam em conjunto


   O ser humano depende de todos os seus sentidos.As pessoas que perdem ou não têm um dos sentidos desenvolvem maior sensibilidade nos outros sentidos.Portadores de deficiência visual adquirem mais sensibilidade pelo tato e audição do que  pessoas que  enxergam normalmente.
   Um sentido pode também complementar o outro.O sabor dos alimentos depende também do aroma que eles têm. Por isso, quando ficamos gripados, as cavidades nasais ficam cheia de muco e a olfação fica prejudicada.Assim,não sentimos direito o cheiro dos alimentos.
  


Fonte : Livro  De Ciências Projeto Pitangá 
   



              
    

0 comentários: