Os historiadores, por meio de documentos históricos, fazem pesquisas para descobrir como era a vida dos primeiros grupos humanos que viveram nas terras que atualmente formam o Brasil, muito tempo antes da chegada dos portugueses.
Os arqueólogos também pesquisam os povos antigos. Eles fazem isso por meio da Arqueologia, ciência que estuda a vida e o modo de ser dos povos antigos com base nos vestígios que eles deixaram há milhares de anos. Esses vestígios arqueológicos podem ser pinturas em cavernas, ossos de animais e seres humanos, ferramentas de trabalho, objetos de cerâmica etc.
Os primeiros grupos humanos das terras que hoje formam o Brasil
Há cerca de 12 mil anos, nenhum dos grupos humanos que viveram nas terras que hoje são o Brasil conhecia ou tinha uma escrita. Como é possível, então, saber como eles viviam?
Há diversos vestígios, como objetos de cerâmica, ossos de animais e de seres humanos, pinturas e instrumentos de pedra, encontrados nas cavernas do Brasil atual, que permitem reconstruir a vida de povos antigos que viveram em nosso país a milhares de anos.
Esses e outros indícios de antigas aldeias foram localizados por meio de escavações e descobertas feitas por arqueólogos.
Tendo como base esse trabalho, os pesquisadores constataram que os primeiros grupos humanos que viveram nas terras que hoje formam o Brasil, há mais de 10 mil anos, pintavam nas paredes das cavernas cenas do dia a dia e outras coisas que viam, como os animais com os quais conviviam e aqueles que caçavam para sua sobrevivência .
Fonte : Livro Agora eu sei !!! Editora Scipione
0 comentários:
Postar um comentário