sexta-feira, 20 de agosto de 2010

O município

   A área urbana do município
 
  A cidade é a área urbana do município.Ela é formada pelo centro e pelos bairros.
  O centro, em geral , é um lugar bastante movimentado, onde circulam muitas pessoas e veículos, porque nele se concentra boa parte do comércio e dos escritórios de uma cidade.
Os bairros são partes da cidade.Todos têm um nome e são formados por um conjunto de ruas e quarteirões.




   A área rural do município


   Em muitos municípios, em volta da área urbana, encontramos sítios, chácaras, granjas , fazendas, onde se costumam cultivar a terra e criar animais. Essa é a área rural do município, também conhecida como campo.
Ao contrário da área urbana, as construções da área rural, em geral , ficam bem distantes mas das outras.




O trabalho no município


  A vida em um município depende da participação e do trabalho de todos.Trabalhando, somos úteis a nós mesmos e à comunidade. Na área rural, muitas pessoas trabalham na agricultura ou na pecuária.
   Agricultura é o cultivo da terra e vai desde o preparo do solo para a plantação até a colheita.
   Os agricultores são aqueles que cultivam a terra, isto é, preparam o solo, adubam(colocam no solo os produtos  para torná-lo mais fértil e produtivo), semeiam, cuidam da plantação,combatem as pragas e as  doenças e, por fim, fazem a colheita. 
  

É BOM SABER!!!


   Cada vez mais grandes máquinas tornam-se comuns nas áreas rurais do Brasil.Essas máquinas , a cada dia mais modernas, substituem o trabalho de vários agricultores nas grandes plantações.


    Pecuária é a criação de animais para o fornecimento de carne, leite, couro e lã.
    Para uma boa produção, é preciso cuidar bem dos animais, alimentando-os, vacinando-os contra as doenças que os atacam e mantendo o lugar onde eles vivem e arejado.
   Na área urbana de um município, as pessoas trabalham na indústria, no comércio, nos escritórios, nas escolas, nos hospitais e nos bancos, entre outros lugares.

0 comentários: