domingo, 20 de junho de 2010

Independência do Brasil- 7 de setembro

O Brasil ,durante muito tempo, foi colônia de Portugal , ou seja , foi governado por pessoas que não eram nascidas nem moravam aqui. Por isso, muitos dos que aqui viviam queriam ficar livres do domínio português.Isso foi conseguido no ia 7 de Setembro de 1822. 


  Veja a seguir um resumo de como tudo aconteceu.

  • Em 1808, Dom João, príncipe regente de Portugal, precisou vir para o Brasil com a família, fugindo das invasões do líder francês Napoleão Bonaparte. Ele reinava em Portugal e também em nosso país, que era sua colônia.
  • Em 1821, Dom João precisou voltar para Portugal e deixou seu filho, Dom Pedro, como príncipe regente .
  • Dom Pedro deveria governar conforme as ordens de Dom João lá de Portugal, que queria continuar controlando o comércio brasileiro.
  • Muitas pessoas que aqui tinham se estabelecido, tendo o objetivo de continuar a explorar o Brasil, queriam que o príncipe Dom Pedro retornasse a Portugal.Já muitas outras se revoltaram com essa situação e organizaram um movimento exigindo que Dom Pedro não obedecesse mais às ordens portuguesas e proclamasse a independência do Brasil em relação a Portugal.
  • Sob forte pressão, Dom Pedro proclamou a Independência do Brasil no dia 7 de Setembro de 1822,às margens do riacho do Ipiranga ,em São Paulo.


    Fonte : livro agora eu sei!!




0 comentários: