quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

O clima

  O tempo pode variar de uma hora para outra, de um dia para outro... O frio, o calor, o vento, a chuva, tudo isso determina as condições do tempo em um certo momento. 
 O tempo varia também de acordo com as estações do ano : primavera, verão, outono e inverno.
 No verão faz mais calor, e no inverno geralmente faz mais frio. Mas nem sempre isso acontece. Há a alguns lugares no Brasil, por exemplo, onde faz calor o ano inteiro, e há outros onde, em determinadas épocas do ano, faz muito frio.
 Existem também lugares do Brasil em que chove regularmente o ano todo, enquanto algumas localidades podem ficar muito tempo sem chuva.
 As características que o tempo de determinado lugar apresenta no decorrer de vários anos, como chuvas ou secas, temperaturas altas ou baixas, ventos, é o que chamamos de clima.
 O clima de um lugar é caracterizado pelas condições do tempo que predominam nesse lugar durante muitos anos.   



   
      Clima equatorial úmido: Quente e chuvoso, varia pouco ao longo do ano. Temperaturas médias acima de  25 °C.
           
     Clima equatorial semi-úmido: muito parecido com o anterior, porém menos chuvoso.

      Clima semi-árido: quente e seco. Chove muito pouco e ocorrem longos períodos de estiagem: mais de oito meses. Temperaturas médias acima de 25 °C.

       Clima tropical: apresenta uma estação seca que dura de quatro a cinco meses (de Abril a Setembro). Temperatura média de 20° C.

        Clima tropical de altitude: Semelhante ao anterior, com a diferença de que, como ocorre em regiões de maior altitude, as temperaturas médias chegam a mês de 20° C.


        Clima subtropical: As temperaturas médias ficam de 20° C para baixo e as chuvas são bem distribuídas ao longo do ano.


     Fonte : Livro Agora eu sei !! Editora: Scipione
  

0 comentários: