quarta-feira, 18 de julho de 2012

Localizando-se na superfície terrestre


  Para facilitar a localização dos lugares na superfície da Terra, os cientistas criaram linhas imaginárias que aparecem nos globos terrestres e nos mapas. Essas linhas imaginárias dividem a Terra em hemisférios e são chamadas de paralelos e meridianos.  
  Os paralelos são linhas imaginárias horizontais que circundam a Terra.Essas linhas recebem esse nome porque são paralelas à Linha do Equador (o principal paralelo), que divide a Terra em dois hemisférios: O Hemisfério Norte   e o Hemisfério Sul.
  Somente quatro paralelos recebem nomes especiais: o Trópico de Câncer e o Circulo Polar Ártico, ao norte da Linha do Equador; o Trópico de Capricórnio e o Circulo Polar Antártico, ao sul.
  Os meridianos são linhas imaginárias verticais que vão de um polo a outro da Terra: O Polo Norte e o Polo Sul.  
  O principal meridiano terrestre é o Meridiano de Greenwich, que passa pelo observatório de Greenwich, próximo a Londres, na Inglaterra. Ele divide a Terra em dois hemisférios: O Hemisfério Ocidental, que fica a oeste desse meridiano; e o Hemisfério Oriental, que fica a leste. 


Vocabulário:
Hemisférios: metades de uma esfera; cada hemisfério corresponde a uma das duas metades da Terra, resultantes da divisão pela Linha do Equador ou pelo principal meridiano terrestre, o de Greenwich.
 

0 comentários: