terça-feira, 17 de julho de 2012

O Tratado de Tordesilhas

  Durante o período das Grandes Navegações houve vários conflitos envolvendo Portugal e Espanha pela posse das terras encontradas ou a encontrar em cada viagem, e diversos acordos foram estabelecidos entre os dois países. 
  Como os portugueses já navegavam pelo Oceano Atlântico bem antes dos espanhóis, acreditavam que as terras a que Colombo chegou na América, em 1492, pertenciam a eles. Para resolver essa questão e evitar conflitos, foi assinado, em 1494, um acordo, que recebeu o nome de Tratado de 
Tordesilhas. 
   Esse acordo estabelecia um meridiano, ou seja, uma linha imaginária, que passava a 370 léguas a oeste da Ilhas de Cabo Verde. As terras que ficassem a leste desse meridiano seriam de Portugal, e as que ficassem a oeste seriam da Espanha. Desde a assinatura desse tratado, grande parte do território que futuramente seria o Brasil ficou pertencendo a Portugal. Havia suspeita da existência dessas terras antes mesmo de Pedro Álvares Cabral chegar a elas. 

Vocabulário

Léguas: antigas unidades de medida, cujo valor varia de um país para outro e de acordo com época. No Brasil, uma légua equivale a 6600 metros aproximadamente.

Fonte: Agora eu sei! - História e Geografia 

1 comentários:

Carol C. disse...

Pessoal, se quiserem complementar alguma postagem escreva seu nome e a complementação nos comentários da postagem desejada... :)